XTERRA, o maior evento de esportes off road do mundo!

IMG_4816

Tudo pronto, está chegando a hora da largada, é o XTerra Brasil 2017 que vai sacudir Mangaratiba neste fim de semana.

Costa Verde, um paraíso no Rio de Janeiro. Essa etapa já é uma tradição no circuito do XTERRA, além de ser realizada no belíssimo Portobello Resort & Safari, com o visual sem igual do litoral do Rio de Janeiro,  conta com provas noturnas de natação e triathlon.

Quem vai participar? Eu vou!! Que tal conhecemos melhor esse evento?
De acordo com Bernardo Fonseca, Diretor do XTERRA no Brasil, o evento nasceu em 1996, no Hawaii, e foi a primeira prova de triathlon off-road do mundo. Em 2005 chegou ao Brasil, mais especificamente em Ilhabela, litoral paulista.

Na época o XTERRA contava apenas com a prova de triathlon, fomos pioneiros na modalidade aqui no país. Hoje, com mais de 10 anos de história, abraçamos tribos de diferentes modalidades e realizamos um evento multi esportivo, celebrando principalmente o bem-estar e qualidade de vida, aliados à natureza e ao esporte. Conta Bernardo.

Mesmo com aumento das corridas de rua, urbanas, muita gente tem optado por correr perto da natureza, as famosas corridas off-road.

E para Bernardo Fonseca, Diretor do XTERRA aqui no país, esportes outdoor e off-road estão crescendo cada vez mais porque são dinâmicos, desafiadores, e muito recompensadores. Já vivemos cotidianamente no meio urbano, e essas corridas nos proporciona realizar um esporte em contato direto com a natureza, ao ar livre, longe da correria do dia a dia, o que é muito positivo.

Divulgação XTERRA

Divulgação XTERRA

Esse ano o XTERRA Brasil 2017 acontece nos dias 12 e 13 de Agosto, em Mangaratiba, Região Costa Verde do Rio de Janeiro e já são mais de dois mil participantes inscritos. O que atrai tantos corredores?  É a interação de atletas de várias modalidades, num mesmo ambiente e a busca por novos desafios.

“Todas as provas são especiais, a minha história pessoal hoje já se mistura com a história do XTERRA, e é muito gratificante ver o evento trazendo cada vez mais adeptos”. Conta Bernardo.

Tem gente que sonha, mas às vezes precisa de um empurrãozinho. Wanise Plischke, Gerente do XTERRA explica que o evento possui provas para todas as idades e perfis. Na natação contamos com duas distâncias de 1,5 km e 3 km. Já nas provas de corrida de trilha, temos três distâncias: Short Trail Run de 9 km; Half Trail Run de 21 km e o Endurance de 48 km. Já para quem curte pedalar, temos duas distâncias de mountain bike: MTB Sport com 19 km e MTB Pro com 38 km. E para quem busca unir as três modalidades, temos o Short Triathlon, versão mais curta do que a usual, que contará com 750m de natação, 18,5 km de bike e 5 km de trail run. Uma ótima oportunidade para quem quer estrear na modalidade!

Todas as provas têm idade mínima para participação de 15 anos, sendo necessária a autorização dos pais para atletas de 15 a 17 anos. Temos preços promocionais para maiores de 65 anos e inscrição gratuita para atletas com deficiência. Para a criançada de 1 a 13 anos, temos a corrida Kids, com distâncias que vão de 50m até 1 km, dependendo da idade. Explica Wanise Plischke.

E para quem ainda se sente inseguro, os organizadores explicam que as provas são extremamente seguras. Que eles contam com uma excelente equipe de percurso e equipe médica, tanto terrestre quanto aquática, e temos mais de 10 anos de experiência em provas off-road no Brasil. Portanto, bora participar sem medo de ser feliz!

E não se esqueça: Escute seu corpo, saiba seus limites do seu corpo e mente. E leiam o manual do atleta que contém as principais informações sobre as provas.

Divulgação XTERRA

Divulgação XTERRA

Dicas para as provas do XTERRA!

Alimentação é a base para qualquer exercício físico, e como foi falado anteriormente, conhecer o próprio corpo é essencial.

É importante se hidratar bastante no período anterior à prova, assim como durante o percurso. Em relação aos treinos, ideal o atleta usar roupas e equipamentos especializados para a cada modalidade, como por exemplo, um tênis apropriado para trilhas, se for o caso da corrida.

Novidades para esse ano? As provas inéditas no circuito esportivo brasileiro. A grande novidade dessa edição fica por conta do Mountain Bike Pro e Sport, que será realizado no formato XCO, em voltas. Interação total com o público, percurso passando pela arena do evento! No mais, só quem vai estar lá, ao vivo, de pertinho, saberá e com certeza terá muita história para contar.

Então, a gente se vê no próximo fim de semana no XTERRA BRASIL 2017!!! Estamos juntos em mais essa Aventura!

Beijos e muito Esporte & Saúde!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter