Setembro Amarelo

studio photography of different fruits and vegetables on old wooden table

Em todo o país está sendo realizada, neste mês, a campanha “Setembro Amarelo”, uma ação de conscientização para prevenção do suicídio.   

Inúmeros monumentos ganharam iluminação amarela para chamar a atenção da população para o tema e sua prevenção.

E você sabia que na alimentação podemos encontrar aliados que ajudam a prevenir depressão, baixa auto estima e transtorno de ansiedade?

WhatsApp Image 2017-09-12 at 08.17.16

O Blog Esporte & Saúde consultou a Nutricionista Esportiva Rosane Martins para saber quais são eles.

Um bom exemplo são os carboidratos complexos que contém serotonina, um neurotransmissor que tem efeito calmante no cérebro. São eles: arroz integral, farelo de aveia. Ingira quantidades suficientes de vitaminas do complexo B (arroz integral, folhosos escuros).

Alimentos fibrosos ou iogurte com lactobacilos irão melhorar a flora intestinal, que ajudará assim na produção de serotonina via intestinal.

Cálcio e magnésio acalmam o organismo. Encontrados em: brócolis, couve, nozes, sardinha, iogurte, algas marinhas.

Por outro lado, alguns alimentos devem ser evitados como: álcool e cafeína, que aumentam ansiedade.

Nada de excesso de doces e refrigerantes (que são ricos em açúcar refinado) são vistos como os principais inimigos das pessoas ansiosas. Eles elevam os níveis de açúcar rapidamente, levando à irritabilidade, tensão e até depressão.

A ansiedade também pode ser resultado de toxinas acumuladas no corpo. Uma dieta desintoxicante ajuda a limpar essas toxinas e melhoram esse estado.

Inclua alimentos in natura (frutas, vegetais folhosos, legumes, raízes). Retire carne vermelha, café, chá preto, leite, industrializados, frituras, glúten e bebidas alcoólicas.

Alguns suplementos também auxiliam nesse processo:

 – Óleo de peixe Ômega 3: com alto poder antiinflamatório, ajuda também no controle de substâncias químicas do cérebro que estão ligados ao comportamento, facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que ajuda na sensação de bem estar.

– L-Triptofano: aminoácido natural que ajuda a estabilizar substâncias ligadas às funções mentais e emocionais. É precursor de serotonina e melatonina, que ajudam no humor e relaxam o corpo para uma boa noite de sono.

– Vitamina C: reduz a produção de cortisol e combate os radicais livres, que são moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.

– Vitaminas do complexo B: todas as vitaminas B mantém o corpo em equilíbrio. A Vita B6 e ácido fólico são essenciais para a formação de serotonina.

WhatsApp Image 2017-09-12 at 08.17.16

Então, atenção às dicas da Nutri Rosane Martins! Uma suplementação bem orientada e associada à alimentação adequada, traz muitos benefícios. Experimente! Vamos aproveitar a Campanha do “Setembro Amarelo” para mudar os hábitos, buscar uma vida mais saudável, um corpo desintoxicado e uma mente mais leve!

Compartilhe essa reportagem e vamos juntos, de mãos dadas, nesta Campanha de conscientização para prevenção do suicídio.

Seja feliz!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter