Outubro Rosa

Dani Christoffer Outubro Rosa

Um mês cor de Rosa dedicado à prevenção do câncer de mama. E para esclarecer algumas dúvidas, o Blog Esporte & Saúde conversou com o Ginecologista Dr. Artur Bastos.

Segundo ele, seria um tanto simplório, dedicar 1 mês para qualquer coisa relacionada a MULHER. Dizer algo que ela precisa se cuidar? Tolo, elas se cuidam, tenho certeza. Despertar a necessidade de fazer exames de rotina todos os anos? Todas sabem disso.  Então, porque é tão importante o Outubro Rosa?

Seria bom se todas as mulheres pensassem assim, mas infelizmente a vida moderna, os afazeres que, invariavelmente se multiplicam, trazem cada vez mais um distanciamento do cuidar de si, fazer as coisas para si. Talvez tanta propaganda neste outubro desperte a atenção nos parceiros, filhos, amigos das mulheres.

O que queremos nesse mês? Lembrar que é necessário uma mamografia por ano e neste mês fazer que essa campanha lembre pelo menos isso. Mas e o resto? Vamos falar daqui a pouco.

OUTUBRO_ROSA_HOSPITAL-SANTA-CRUZ

A MAMOGRAFIA

Seguimos um critério para realização de investigação mamária. Esse exame de imagem nos mostra muitas informações importantes em relação ao Câncer de mamas, alguns sinais podem levar seu médico a pesquisas mais específicas com biópsias e outros recursos que a medicina nos traz. Iniciamos a realização das Mamografias a partir dos 40 anos e a partir daí, uma de 2 em 2 anos. Chegando aos 50 passamos o exame para anual.

Importante ressaltar que os históricos familiares não podem ser esquecidos, quando um parente próximo tem diagnóstico positivo, iniciamos a investigação 10 anos antes da idade que nossa parente teve o diagnóstico.

A ULTRASSONOGRAFIA

Nem sempre a mamografia nos traz uma boa imagem. Em mamas densas, que são aquelas com muito parênquima, comum em mulheres jovens, a ULTRASSONOGRAFIA, complementa de forma espetacular nossa investigação. Outro exame muito utilizado é a RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA, este então quase que de escolha para que tem próteses. É um senhor arsenal de exames, e isso traz diagnósticos cada vez mais precoces.

Notem!!!! O diagnóstico precoce aumenta muito a possibilidade de CURA!!!! Aquela doença que as pessoas quase que sussurravam, tem cura, mas para que isso ocorra, precisamos de ajuda.

AUTOEXAME
Realize, com seu ginecologista, uma vez por ano e auto exame uma vez por mês. São reversos para chegarmos ao nosso diagnóstico precoce.
Muitas mulheres se queixam por não saber fazer esse tipo de palpação. Respondo: Não precisa saber, precisa somente conhecer muito bem a sua mama. Se tiver alguma coisa que não tinha no mês anterior, aí sim…. procure um especialista para descobrir e fazer diagnósticos, SEU GINECOLOGISTA. E não se esqueça de puxar o bico do peito, se sair alguma secreção, principalmente sanguinolenta, vá ao médico.

Woman holding a pink cancer awareness ribbon

Vamos falar em breve sobre os outros exames importantes. Preventivo e avaliação pélvica. Não seria bom fazermos logo tudo de uma vez? Fica nossa proposta. Conclui o Dr.

Cuidem se…. Um grande beijo do amigo
Arthur!

E aí? Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida mande por aqui que o Dr. Arthur responde!

Grande beijo!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter