Neuroma de Morton! Como está seu pé?

Dani Christoffer

Você já sentiu algum incômodo nos dedos do pé? Um formigamento ou uma queimação? Já teve que tirar os sapatos para massagear os dedos? Tudo isso ocorre quando você pula ou fica por muito tempo utilizando um calçado? 

Cuidado você pode estar com “Neuroma de Morton”, um nome bem estranho mas que acomete principalmente atletas amadores, aqueles que fazem corrida e não tem nenhum tipo de orientação técnica e de um calçado adequado, e também os que não se preocupam em fazer uma avaliação física adequada.

Neuroma de Morton

Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é uma condição médica benigna representada por uma tumoração (espessamento), dos nervos, que passam entre os dedos dos pés e que forma, então, uma espécie de “massa” incômoda. Mais comum de aparecer entre os 2º e 3º ou entre o 3º e 4º dedos do pé. Explica o Fisioterapeuta Dalton Faria, parceiro do Blog Esporte & Saúde! 

Atenção que alguns fatores podem contribuir para que o problema apareça como: atividade física intensa e de alto impacto, posicionamento anormal dos dedos do pé; pé chato, joanetes, deformidades nos pés; arcos altos no pé; sapatos apertados ou saltos muito altos, etc. 

Segundo Dr. Dalton, esses fatores fazem com que haja uma compressão local e um estrangulamento do suprimento sanguíneo, fazendo com que o nervo seja afetado.

O diagnóstico desse problema pode ser feito por um médico ou um fisioterapeuta por meio de um teste físico/clínico, ou até mesmo, por uma ressonância magnética.

O tratamento começa de forma conservadora, com fisioterapia ortopédica para aliviar a compressão local e se necessário, serão indicadas palmilhas e calçados adequados. 

Neuroma de Morton

Neuroma de Morton

Caso não melhore a compressão e as dores, será necessário o uso de esteróides, com indicação médica. 

Então, não deixe para depois! Se estiver sentindo qualquer um desses sintomas não deixe de falar com um Educador Físico e de procurar um profissional Médico ou Fisioterapeuta, para lhe indicar qual a melhorar maneira de resolver o seu problema.

E vale lembrar! Antes de praticar qualquer atividade física, procure um médico, faça todos os exames necessários! E cuidado com o pé, ele é a nossa base, e precisa ser tratado com carinho! 

Dica do Blog: Realize o exame de Avaliação Física: Biocinética/ Gustavo Leporace

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter