Melasma, o que é e como combater!

Daniela Christoffer

Ao visitar minha Dermatologista a Dra. Vivian Amaral, descobri que tenho Melasma. Na hora fiquei um pouco assustada, mas depois resolvi encarar de frente o problema e dividir com vocês.

Primeiramente vamos saber o que o Melasma? Segundo a Dermatologista Dra. Vivian “O melasma é um distúrbio de pigmentação cutânea caracterizado pela presença manchas castanhas, que aparecem principalmente na face, mas também podem surgir no colo e braços”.

A Dra. explica que as manchas aparecem principalmente nas bochechas, testa e buço e se intensificam após exposição ao sol ou calor, durante a gestação e/ou uso de pílula anticoncepcional.

Melasma 1

“Notei que meu buço estava mais escuro e pensei que fosse somente culpa do Sol, principalmente que, quando eu faço provas de corrida de longa distância, me exponho muito ao sol, mas jamais imaginaria que fosse Melasma. Mas, agora já estou me cuidando e tratando desse problema que ainda está imperceptível. Ahh, no meu caso, como uso sempre maquiagem por causa do trabalho, as manchas ficavam camufladas”. Conta Dani Christoffer, editora do Blog Esporte & Saúde.

Melasma não tem cura! Isso mesmo, mas tem controle. Explica a Dra. Vivi.

Conheça agora as principais formas de deixar as manchas mais suaves:

- Aplicar filtro solar diariamente pela manhã e reaplicar ao longo do dia. Os filtros para portadoras de melasma devem ter “cor”, não apenas para maquiar as manchas, mas porque esses filtros conferem maior proteção à luz visível.

- Evitar a exposição ao sol e ao calor.

- Resfriar e “acalmar” a pele sempre que possível – a mancha piora se a pele fica vermelha, irritada e inflamada. Borrifar água termal geladinha ao longo dia é uma excelente dica para os dias quentes.

- Na praia, piscina ou em esportes ao ar livre use protetores aderentes e reaplique-os com frequência. Evite opções de filtro em veículos em gel ou aquosos, menos resistentes a água e suor. Utilize também proteções físicas, como chapéu e guarda-sol.

- Converse com seu dermatologista sobre o uso dos filtros solares orais. Comprimidinhos antioxidantes que ajudam a prevenir os efeitos danosos de radicais livres sobre as células da pele que, de quebra, ajudam a domar as manchinhas.

Então, ainda bem que detectei e já estou me cuidando. Mas fica a dica, consulte regularmente seu dermatologista e cuide da sua pele.

Qualquer dúvida mande aqui que a Dra. Vivian Amaral responde para você! Vamos nos unir no combate à essa mancha! Chega de Melasma!

Melasma 1

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter