Ano novo, hábitos novos!

Daniella Christoffer

Acabam as festas, começa o ano novo, e bate um desespero, comemos demais. O que fazer nesta hora? Cortar tudo ou ir aos poucos?

De acordo com a Nutricionista Daiane Spitz, o ideal depois de tanta comilança é ir aos poucos, sem radicalismo e sem muitas restrições. O fundamental é buscar hábitos alimentares saudáveis e praticar atividade física.

“Primeiramente é preciso mudar a forma como lidamos com o alimento. Ele não deve ser considerado uma válvula de escape, onde se desconta ansiedade, angústia e estresse. Buscar uma rotina alimentar que não gere sofrimento e compulsão. O processo deve ser estimulante e promover uma mudança sustentável, uma reeducação para toda a vida”. Explica a Nutri Daiane.

Metas

É importante traçar metas relacionadas à alimentação, à prática de atividade física e ao peso/composição corporal, caso este seja o objetivo. Mais importante que a avaliação do peso é a avaliação da composição corporal, pois, através dela é que saberemos o nosso percentual de gordura corporal e massa magra.

Rotina Alimentar

Na rotina alimentar devemos incluir alimentos naturais, evitar ao máximo produtos industrializados, com excesso de adtivos e conservantes.

Comer vegetais, saladas e beber sucos, são boas escolhas neste verão, pois, são fontes de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Além disso, hidratar com muita água, água de coco, sucos e suchás (suco + chá gelado) não pode faltar.

“Gorduras provenientes do azeite de oliva extra-virgem, abacate e oleaginosas, além de uma distribuição adequada de fontes de proteína e fibras durante o dia, devem fazer parte da rotina”. Explica a Nutri.

Rotina de Trabalho X Ficar sem comer

A rotina corrida e o trabalho intenso fazem com que as pessoas fiquem muito tempo sem comer, o que pode gerar queda no desempenho, fadiga, mal-estar e irritabilidade. E para a Dra. Spitz não há necessidade do fracionamento alimentar ser exatamente de 3-3 horas, porém, devemos organizar nossa rotina de alimentação de acordo com os nossos horários.

Comer no trabalho

No trabalho, você deve organizar lanches práticos e fáceis como: frutas, grãos e iogurtes.

Obviamente que dependendo estes mesmos podem ser individualizados, de acordo com os seus objetivos, estilo de vida e metas. Lanches protéicos contendo ovos e queijos também podem ser alternativas interessantes.

Secar a barriga urgente! 

Para quem já tem como hábito uma alimentação saudável, adequada para as suas necessidades e metas de composição corporal, dois meses são suficientes para dar continuidade no processo. Mas para quem está iniciando agora e apresenta excesso de gordura abdominal, “secar a barriga” pode ser uma meta de longo prazo, cada caso é um caso e precisa ser avaliado.

Avaliação Nutricional!

A Nutri Daiane Spitz esclarece que avaliação nutricional é uma avaliação individualizada e personalizada. Inclui a realização de anamnese alimentar, avaliação da composição corporal, de exames laboratoriais, elaboração de plano alimentar, de acordo com as preferências, hábitos, necessidades e objetivos do indivíduo.

Perigos do excesso de peso!

O excesso de peso está relacionado a inúmeras doenças como, por exemplo as doenças cardiovasculares, articulares, diabetes, esteatosehepática (fígado gorduroso) e câncer. E que podem e devem ser prevenidas e tratadas com o controle do peso.

10 dicas para começar 2017!  

1- Estabeleça metas possíveis, alcançáveis. Atingindo-as, estabeleça novas.

2- Faça uma atividade física que te motive e estimule.

3- Durma bem.

4- Evite ao máximo se estressar e/ou descubra um meio para lidar com o dia-a-dia estressante.

5- Tenha uma alimentação consciente, equilibrada e natural.

6- Não se compare com o outro, a individualidade deve sempre ser respeitada.

7- Persistência sempre! A aquisição de um novo hábito leva tempo, não é fácil, mas é totalmente possível.

8- Não desista! Pense e direcione sua vida tendo como finalidade a obtenção do seu equilíbrio,

9- Preocupe-se com a manutenção da sua saúde, bem-estar físico e mental.

10- Seja feliz com você!

Segue algumas dicas de sucos e suchás, sugestões da Dra. Daiane Spitz, que auxiliam a perda de peso:

Suco de beterraba com maçã e gengibre:

Ingredientes:

1 beterraba pequena

1 maçã pequena sem casca

3 raspas de gengibre

200mL de água

Modo de preparo:

Liquidificar todos os ingredientes

Suco de abacaxi, limão, couve e hortelã:

2 fatias médias de abacaxi

1 limão

2 colheres de sopa de couve picada

Folhas de hortelã à gosto

200mL de água

Modo de preparo:

Liquidificar todos os ingredientes

Suchá de hibiscus com limão: 

Ingredientes:

500ml de água

2 colheres (sopa) de chá de hibisco

Suco de 1 limão Tahiti

3 colheres (sopa) de capim limão picado

Modo de preparo:

1. Prepare o chá: leve a água para ferver. Quando ferver, desligue o fogo e coloque o chá de hibisco. Deixe tampado de 3 a 5 minutos.

2. Passe o chá por uma peneira e junte o suco de limão. Coloque a mistura de chá e suco de limão em um copo de liquidificador e adicione o capim limão. Bata no liquidificador por 5 minutos. Passe pela peneira novamente e coloque em uma jarra.

Suchá de chá verde com maçã e canela: 

Ingredientes:

2 colheres de chá verde (folhas secas)

200 ml de água

1 canela-pau

1⁄2 maçã

Gelo a gosto

Modo de fazer:

Ferva a água. Desligue o foto e coloque as folhas do chá verde e a canela pau. Abafe por aproximadamente 10 minutos. Coe. Liquidifique o gelo, o chá e a maça com casca e sem semente. Beba em seguida.

Mais informações com a Nutricionista www.daianespitz.com.br // instagram: @daianespitz // Facebook: Daiane Spitz –Nutricionista

Mande suas dúvidas para a Nutri que ela responde aqui para você!

2017 chegou e estamos juntos nessa empreitada de mudança de hábitos.

Parece difícil, mas depois tudo fica mais fácil e prazeroso, ainda mais quando vemos o resultado na saúde, no bem-estar e na vida! Vale a pena! A hora da mudança chegou! Não deixe para amanha!

Beijos!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter