A Escolha do Tênis!

Daniela Christoffer

Quando chega a hora de escolher o tênis para a prática de atividade física, nem sempre sabemos o que fazer não é? Hoje em dia são tantas opções que realmente fica difícil de escolher. Mas será que existe o tênis ideal?

O Blog Esporte & Saúde conversou com um especialista em corrida para tentar desvendar esse mistério.

O nosso especialista de hoje é Thiago Vaz, Professor de Ed.Física, especialista em corrida, treinador de corrida da Nike, coordenador técnico do Riotriathlon e Arbitro de atletismo. Ele explica que, de acordo com últimos estudos, o mais importante é sentir-se confortável ao calçar, caminhar e correr com o tênis!

São tantas atividades, modalidades diferentes né? Será que podemos usar o mesmo modelo para tudo?

“Devemos ter calçados diferentes para cada prática esportiva sim, inclusive para a variação de treinos. Por exemplo: um tênis para correr distâncias longas, não será necessariamente o melhor para correr um treino de velocidade”. Explica Thiago.

Buscar um tênis confortável ao calçar-lo é o principal, testá-lo fazendo uma caminhada ou trote também é bom.

life style

Tênis para caminhar!

Apesar de ser considerada uma atividade leve, a caminhada gera impacto e é necessário um bom amortecimento no calçado.

Tênis para correr!

O mais indicado nesse primeiro momento é procurar um calçado leve e com bom amortecimento também, pois suas estruturas como: ligamentos, tendões e músculos,  provavelmente ainda não estarão preparados.

Para quem já está correndo há mais tempo é importante ter em mente que existem diferentes tipos de treinos, desde o mais intenso (famosos tiros) até os mais longos. Sendo assim, adquirir mais de um modelo com características diferentes para resistência, velocidade ou até para terrenos irregulares seria perfeito, segundo o professor.

Então gente, não existe tênis perfeito, existem sim diferentes modelos com tecnologia que te dão conforto e segurança.  Cabe a nós corredores sabermos escolher. A escolha tênis é algo muito pessoal.

E fiquem atentos que um tênis não pode durar a vida toda, por mais que gostemos deles. Em média, o amortecimento dos tênis de corrida duram entre 400km e 500km percorridos.

E no caso de alto rendimento, existe uma diferença muito grande na escolha do tênis para cada tipo de prova de atletismo.

Atletas que fazem provas de velocidade (100m, 200m, 400m…) utilizam sapatilhas super leves que possuem até pregos (travas) na parte anterior, para dar tração e melhor performance. Entretanto,  atletas de resistência (5km, 10km, 21km…) usam calçados mais parecidos com os nossos, porém, com um perfil mais baixo e com menos amortecimento. No caso deles o que é mais importante é a resposta do tênis em contato com o solo, para os impulsionar e chegar na frente!

Tudo depende do objetivo, onde queremos chegar, e o que queremos correr.

Para nós, simples mortais, muito se fala que devemos saber qual é a nossa pisada antes de comprar um tênis, mas, os novos estudos mostram que verificar o tipo de pisada (pronada, supinada ou neutra) não é o mais relevante, e sim sentir-se confortável com ele no pé.

Conforto acima de tudo! Fica a dica! Qualquer dúvida, mande aqui que o Thiago Vaz responde! Bjs

Runner feet running on road closeup on shoe

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter